Cotidiano | 09/06/2010 | 16:57
Arte de colecionar em alta
Larissa Matiola (Jornal Gazeta) - jornalismo@gazetasc.com
Compartilhar:
Com o início da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul, no próximo dia 11 de junho, a antiga mania de colecionar e trocar figurinhas voltou com força total. Este ano, os colecionadores contam com uma nova ferramenta na hora de procurar as figurinhas, a Internet. O Twitter (www.twitter.com) e o Orkut (www.orkut.com) são usados para marcar reuniões, negociar ou exibir conquistas das figuras mais difíceis.
Os fanáticos colecionadores usam todos os recursos para completar os álbuns. Na Internet, é possível encontrar blogs e websites especializados no assunto oferecendo desde dados sobre as coleções, até recursos para gerenciar as trocas de figuras repetidas. Nas redes sociais, como o Orkut, inúmeras comunidades foram criadas e reúnem aficionados. Enquanto isso no Twitter, quando se pesquisa pelo tópico #figurinhas, os twiteiros que aparecem são na maioria “gente grande” levando as coleções a sério.
O policial Gerre Maciel, de 45 anos começou a coleção quando ainda era criança. Na fase da adolescência, deixou o hobby esquecido, e recomeçou na copa da década de 80. Para completar o álbum desta Copa, faltam apenas dez figuras, de 638 já dispostas no álbum. Os filhos ajudam na tarefa de completar o livro. “Pra mim, a melhor parte é quando compro as figurinhas, fico ansioso pra saber o jogador que veio. Esse é o melhor sentimento”, diverte-se o policial.
Quanto mais próximo de finalizar o álbum, mas difícil de encontrar a figura esperada. Para isso, Guerre conta com amigos que mantém o mesmo hobby. “Sempre estamos trocando, porque sempre temos várias figuras repetidas, assim acabamos economizando”, destaca. Para montar um álbum, o custo médio chega a R$ 300. Um pacote com cinco figuras custa R$ 0,75. “Sempre levo os álbuns comigo, e estou sempre mostrando para os amigos. Imagino-me bem velhinho e mostrando aos meus netos, contando como era colecionar. Espero que sigam o meu hobby”, comenta. O próximo álbum do policial será o do Campeonato Brasileiro.
O estudante Lucas Vetorazzo, 16 anos conta que não se interessava muito por futebol até o ano passado, quando começou a ouvir falar da Copa. “Eu comecei porque estou gostando muito de futebol. Nunca completei um álbum ainda, mas é muito legal cada vez que chegam figurinhas novas pra gente ver se tem ou não e depois trocar”, resume.