Gilmar Axé
Cotidiano | 30/10/2020 | 15:28
Associação Amigas do Peito de Içara lança livro sobre superação do câncer de mama
Publicação traz depoimentos de mulheres que superaram a doença e atualmente trabalham de voluntária na causa
Especial de José Adílio, do Jornal Gazeta
Compartilhar:
Histórias de superações que fazem parte da Associação Amigas do Peito de Içara (Ampi) estão presentes agora no livro Câncer de Mama – Silencioso mas Devastador – da escritora e presidente da entidade, Iêde Cardoso dos Santos. A obra traz depoimentos das voluntárias do grupo para ajudar outras mulheres acometidas pela doença. O livro também contém dicas de prevenção como o autoexame e apresenta os direitos das pessoas que são afetadas pelo câncer. “Fizemos com muito carinho e é um presente dos 15 anos da Ampi a ser comemorado no dia 14 de dezembro”, destaca Iêde.
O livro pode ser encontrado com as amigas do peito por R$ 20. Os recursos arrecadados serão destinados para ajudar no tratamento das mulheres que são diagnosticadas com o câncer de mama e não possuem recursos para a realização dos exames e nem para a compra dos remédios. “Quando a mulher é diagnosticada com o câncer, nem sempre a família está preparada para enfrentar a batalha e a Ampi então entra com este apoio”, ressalta a presidente.
Todos os anos, a Ampi lançava um calendário para arrecadar recursos, mas, neste ano, devido a pandemia e pelo risco às integrantes, não foram feitas as reuniões para a realização. Segundo a presidente, como em 2010 teve um movimento para o lançamento do livro e acabou não saindo, foi aproveitado o tempo de distanciamento social e concluída a obra. O projeto foi inscrito na Lei Aldir Blanc, de amparo ao setor cultural durante a pandemia, já que a Ampi não dispunha de recursos para a impressão.