Cotidiano | 22/07/2021 | 09:31
Aulas 100% presenciais dependem de orientação do Estado
Somente na educação infantil, 162 alunos voltaram às atividades presenciais no último mês
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Embora realize desde o mês passado uma campanha para aumentar o índice de alunos de volta às salas de aula, a rede municipal de Içara ainda não tem previsão de quando as atividades voltarão a ser 100% presenciais. O sistema híbrido, com o revezamento de períodos em casa e na escola, é adotado no município desde o início do ano letivo, em fevereiro.
“A volta ainda depende da legislação estadual. Isso está sendo discutido, mas não tem nada definido ainda. Continuamos com o sistema híbrido e vamos aguardar mais uns dias para ver o que a legislação define para o segundo semestre. Havendo a orientação estadual, faremos as adequações necessárias”, afirma a secretária de Educação, Rose Reynaud.
“Com a campanha, nós já tivemos o retorno de muitas crianças, aumentamos os índices, embora ainda não tenhamos os dados oficiais para divulgar em relação ao ensino fundamental. Mas na educação infantil, 162 alunos voltaram às atividades presenciais no último mês”, informa.
Evasão escolar
De acordo com a secretária, a rede municipal ainda continua com um grupo de pais resistentes ao retorno, por isso uma parte dos alunos é mantida apenas no ensino a distância, estudando por meio remoto ou desenvolvendo atividades impressas. A devolutiva das atividades comprova a frequência dos alunos e, quando não ocorre, a preocupação é que os estudantes estejam deixando a escola.
Assim, a campanha também tem como foco reduzir a evasão. “As diretoras têm feito um trabalho muito de perto, trabalhando com os Programas Apoia e Busca Ativa, envolvendo o Conselho Tutelar quando necessário. Mesmo assim, ainda temos problemas. Nossa região não melhorou em relação à pandemia, continuamos no nível gravíssimo, mas temos avançado nesse sentido. A campanha teve efeito e os pais estão mais tranquilos em mandar as crianças para a escola”, avalia Rose.
Monitoramento
O acompanhamento relacionado à contaminação por coronavírus entre alunos, professores e funcionários das escolas continua a ser realizado semanalmente. O boletim mais recente aponta o registro de 96 casos confirmados, sendo 75 em professores e funcionários e 21 entre os estudantes. Houve um óbito de professora da rede municipal em decorrência da covid desde o início do ano letivo.