Cotidiano | 30/08/2021 | 10:15
Aulas 100% presenciais na rede estadual retornarão até o final de setembro
Ensino remoto será mantido apenas para estudantes que estão em grupos de risco para a covid-19
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A rede estadual de ensino também vai precisar preparar-se para o retorno das aulas 100% presenciais. As escolas com ensino fundamental deverão ter a volta dos estudantes dos anos iniciais até a primeira quinzena de setembro e dos anos finais até o final do mês, neste caso, prazo equivalente também ao ensino médio. Na modalidade Educação de Jovens e Adultos/EJA, as etapas do ensino fundamental e do ensino médio realizarão a reorganização do atendimento presencial a partir da conclusão dos períodos/fases em andamento.
O retorno das atividades está previsto na Portaria 2154, emitida em 26 de agosto pela Secretaria de Estado da Educação. O documento define ainda que a reorganização do atendimento presencial deverá respeitar o raio de 1 a 1,5 metro de distanciamento entre os estudantes em sala de aula. Quando o número de estudantes for superior ao que a sala comporta, o atendimento acontecerá no formato tempo escola/tempo casa.
A portaria estadual também define que o modelo 100% remoto passará a atender somente estudantes que, comprovadamente, integrarem o grupo de risco. Neste caso, o documento médico terá validade para gestantes e puérperas; obesidade grave; asma; doença congênita/rara/genética/autoimune; neoplasias; imunodeprimidos; hemoglobinopatia grave; doenças cardiovasculares; doenças neurológicas crônicas; e diabetes mellitus.