logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Lucas Lemos [Canal Içara]

Cotidiano | 08/06/2017 | 08:42

Aulas noturnas poderão ser antecipadas para cortar gastos

Especial do Jornal Gazeta

Compartilhar:

A transição está ocorrendo de forma gradativa, porém até o começo do próximo ano todas as escolas da rede estadual não poderão mais dar início às aulas do período noturno após às 19h. Conforme a nova regra implantada pela Secretaria de Educação, a ideia é que, no momento em que todas as unidades realizarem a mudança, o início das aulas seja uniforme, às 18h30. Desta forma, com o turno sempre encerrando antes das 22 horas.

“Foi uma orientação que nos veio no início do ano, para que fizéssemos esta mudança e desta forma nós estamos realizando. A ideia é que com esta mudança se possa gerar uma economia quanto aos gastos com as aulas no período noturno, mas estamos procurando fazer de forma gradativa”, salienta a gerente regional de Educação, Jucilene Fernandes. A medida foi tomada porque, após às 22h, há a necessidade de pagar adicional noturno a professores e demais colaboradores.

“Estamos estudando bastante antes de realizar esta mudança. Algumas já devem implantar este novo horário a partir do segundo semestre e algumas apenas no próximo ano letivo. Todo este trabalho é feito com acompanhamento”, relata. “Em todo o estado de Santa Catarina, a maioria das escolas já realizou esta antecipação do início das aulas. Na nossa região, já temos alguns casos, onde esta transição já era mais facilitada. Mas no caso de Içara e Balneário Rincão, ainda estamos fazendo com cautela”, acrescenta Jucilene.

“Tem alunos que não têm como chegar mais cedo, porque trabalham, então se fosse realizada esta mudança, eles acabariam perdendo a primeira aula. Não queremos que isso aconteça. Os alunos não podem ter prejuízos. Como matricularam-se com as aulas iniciando às 19h, a gente não quer que eles percam aula por uma mudança que ocorreu no decorrer do ano letivo”, enfatiza. No caso de Içara, a gerente exalta que há muitos alunos que estudam no período noturno e trabalham ao longo de todo o dia.