logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 16/02/2007 | 12:18

Auni define novos critérios para utilização de transporte universitário

Lucas Lemos | jornalagoraonline.com.br

Compartilhar:

Como em outros semestres, os primeiros dias de aula são tumultuados nos ônibus universitários, principalmente no de Tubarão, onde o único ônibus que faz o trajeto não atende quantidade total de alunos que cursam o ensino superior.

Segundo a Secretária da Educação, Terezinha Valvassori, a responsabilidade pelo transporte escolar é do governo federal. Até agora não há respostas para os projetos que foram enviados para Brasília, e a prefeitura municipal não tem condições de colocar mais um ônibus a disposição dos estudantes, pois sua função principal é dar suporte para o ensino fundamental. Os ônibus que fazem os trajetos para as faculdades serão mantidos, mas ampliar a quantidade de veículos poderia ser possível se governo federal mandar os recursos do Fundo da Educação Básica (Fundeb).

Atualmente existem na fila de espera por uma vaga, 20 calouros e dois veteranos O critério para a utilização do ônibus é dar preferência aos universitários que já estavam cursando, os veteranos, e as vagas que sobram são destinadas para os novatos, ditos calouros.

Segundo o presidente da Associação dos Universitários de Içara (Auni), entidade responsável em definir os universitários que farão uso do ônibus, Ramires Gobbi, ainda neste semestre os critérios para a classificação de uso do ônibus irão mudar. Uma das propostas é a definição de quem precisa utilizar o ônibus através de um critério socioeconômico. “É preciso e apóio que se faça uma triagem dos alunos que necessitam do transporte universitário fornecido pela prefeitura”, afirma Terezinha. A idéia deve ser discutida e deve entrar em vigor, ainda no primeiro semestre deste ano, para poder atender aos que estão aguardando uma oportunidade de estudar.