logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 13/02/2014 | 18:53

Automedicação pode mascarar sintomas

com informações de Francis Leny, da Prefeitura de Içara

Compartilhar:

A automedicação pode acarretar vários riscos, inclusive, mascarar um problema mais sério que uma simples dor. Os vilões são os analgésicos, antitérmicos, xaropes, antialérgicos, relaxantes, antibióticos, vitaminas, emagrecedores, estimulantes entre tantos outros. Este alerta foi repassado ao grupo de hipertensos em Terceira Linha nesta quinta-feira, dia 13. “É um tema simples, mais importante”, sublinha o farmacêutico Marcelo Martins.

A aposentada Elsa Dagostin Niero é hipertensa há oito anos. Desde então ela realiza o tratamento com o acompanhamento médico e garante nunca ter se automedicado. Conhecedora dos malefícios do uso de medicamentos sem prescrição médica, ainda assim ela fez questão de participar da palestra com o farmacêutico na Estratégia Saúde da Família do bairro.

Segundo a enfermeira e coordenadora do ESF, Suelen Aparecida Antunes Fernandes, está foi à primeira palestra do ano. “Pretendemos realizar duas palestras por mês”, conta. “Ainda é muito frequente a automedicação, principalmente por pessoas com mais idade. Muitas chegam aqui já apontando o diagnostico e a medicação que querem. Estamos aqui para ajudá-las”, lembra.