Jornal Gazeta
Cotidiano | 02/12/2017 | 09:13
Bairro Aurora prepara comemoração à Santa Bárbara
Especial do Jornal Gazeta
Compartilhar:
A mineração está presente na história de Içara. Até deu nome a um bairro, atualmente chamado de Aurora. Além disso, a comunidade tem como padroeira também Santa Bárbara, a protetora dos mineiros. Apesar de a comemoração oficial ser no dia 4 de dezembro, os fiéis optaram por fazer os festejos no fim de semana seguinte. A festa ocorrerá nos dias 8, 9 e 10.
As celebrações alusivas à Santa Bárbara no bairro Aurora vão iniciar com missa e novena às 19h30 de sexta-feira. No sábado, haverá novamente missa e novena, desta vez com o início programado para as 19h. E no dia 10, será realizada a missa festiva às 10h seguida de almoço. “A comunidade está preparando um momento especial”, conta uma das líderes comunitárias, Iliane da Costa.
“Há inúmeros fiéis de outras localidades que se deslocam para agradecer por graças alcançadas”, afirma. Entre as pessoas que utilizam este momento para reverenciar Santa Bárbara está a dona de casa Albertina Cândido. Ela destaca que participa das celebrações muito mais em memória de seu pai, já que ele teve como profissão mineiro.
“Esta data é muito importante para nós, é um momento realmente de se celebrar. Meu pai foi mineiro, construiu a sua vida através da mineração e sempre teve uma devoção muito grande a Santa Bárbara e por causa dele, esta devoção passou para mim também. Todos os anos, procuro participar dessas celebrações, até por memória dele”, comenta a dona de casa.