logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 05/06/2010 | 09:52

Banho quente aumenta seborreia

Larissa Matiola (Jornal Gazeta) - jornalismo@gazetasc.com

Compartilhar:

O clima frio do inverno é propício para os banhos quentes e bem demorados. O problema é que essa prática aumenta a oleosidade do corpo e faz com que o couro cabeludo descame, fique irritado e surja dermatite seborreia, mais conhecida como caspa. Ela é causada por um fungo. Felizmente há tratamento.

O dermatologista Gustavo Bortoluzzi explica que no inverno a pele se torna mais oleosa devido à maior atividade das glândulas sebáceas. Por isso, nesse período, a caspa pode aparecer na cabeça das pessoas que já têm propensão. “A causa da caspa não é específica. Cada caso é um caso”, explica. Os xampus comprados em supermercados podem surtir efeito, mas o mais indicado é procurar um especialista que vai receitar um produto adequado para cada paciente.

Ainda de acordo com o dermatologista, além do inverno, fatores como alergia, estresse, doenças nas glândulas e problemas hormonais também podem desencadear a caspa. “Na hora do banho, a situação pode se agravar se a água do chuveiro for muito quente ou se o xampu não for adequado”, diz. Lavar o cabelo todos os dias ajuda a remover a sujeira e os resíduos, dando fim à oleosidade excessiva. Outra dica é beber muita água.

Outro problema apontado por Gustavo é que muitas pessoas espaçam o tempo entre uma lavagem e outra do cabelo, o que pode deixar o couro cabeludo pouco saudável. “O indicado é lavar o cabelo com a mesma frequência que no verão. E, quando usar o secador, é importante evitar a temperatura máxima e manter o aparelho a cerca de dois palmos de distância dos fios”, recomenda.

SAIBA MAIS: A caspa não é contagiosa. Ela ocorre em ambos os sexos, com discreta predominância em homens. Cerca de 50% dos brasileiros têm seborréia pelo menos uma vez ao ano.