Cotidiano | 18/10/2020 | 17:24
Barbara Moro: a necessidade de sair da zona de conforto
Sair da zona de conforto significa a realização de novas atividades, buscando novos hábitos e superar os desafios
Bárbara Moro
Compartilhar:
O conceito de zona de conforto se refere ao mesmo padrão de comportamentos e atitudes repetidas sem nenhum tipo de mudança, ou seja, é o lugar que não oferece nenhum tipo de risco. A zona de conforto é o lugar onde temos controle, nos sentimos seguros e temos estabilidade, mas é ao longo prazo é limitante. Consequentemente não se limita somente ao ambiente físico, mas estende-se ao psicológico refletindo no comportamento e nas atitudes.
O bem estar que a zona de conforto oferece não proporciona satisfação e crescimento pessoal, pois as emoções se ausentam. Essa área de vivencia pode produzir várias consequências para a saúde mental sendo elas: desmotivação, sensação de falta de sentindo na vida, comportamentos de esquiva, passividade, tristeza e aborrecimento.
Todo o desempenho na zona de conforto é feito através do conhecimento obtido através da experiência, ao contrário não oferece aprendizado porque as atividades são feitas “automaticamente”. Por medo, falta de controle e incerteza está na zona de conforto pode ser paralisante porque limite o crescimento pessoal porque impede de vivenciar novas experiências.
Sair da zona de conforto significa a realização de novas atividades, buscando novos hábitos e superar os desafios. Além disso, oferece vários benefícios como ampliar os conhecimentos, oferece novas experiências, aumenta a autoconfiança e melhora a capacidade de lidar com os problemas.