Cotidiano | 27/09/2020 | 16:22
Bárbara Moro: O que é a Síndrome de Burnout?
Cansaço físico e mental excessivo, dificuldade de concentração, pessimismo, dor de cabeça frequente e insônia são alguns dos sintomas
Bárbara Moro
Compartilhar:
A atividade profissional é a maneira em que encontramos um meio de ter uma remuneração, concretizar sonhos e alcançar nossos objetivos. Mas devido à alta sobrecarga, longas horas, pressão e competitividade, pode se tornar cansativa e esgotante.
A vida da maioria das pessoas o trabalho ocupa grande parte do dia, ou seja, muitas horas do dia impedindo até mesmo de ter um convívio social, devido ao cansaço.
Infelizmente, deixamos os momentos de lazer e descanso em segundo plano, no entanto, não estamos dando a devida importância para a saúde mental, consequentemente vão surgir os sintomas de um esgotamento profissional ou até mesmo se agravando para a Síndrome de Burnout.
Segundo o Ministério da Saúde, a Síndrome de Burnout é muito comum em profissionais em que os cargos são mais intensos e com muitas cobranças como em professores, médicos, policiais, enfermeiros, bancários e bombeiros. Todos os dias pessoas são afastados das suas funções devido às doenças mentais relacionadas ao trabalho.
A síndrome de Burnout apresenta cansaço físico e mental excessivo, dificuldade de concentração, pessimismo, dor de cabeça frequente, insônia, negatividade, alterações de humor e apetite, isolamento, pressão alta, dores musculares, fraqueza, entre outros sintomas.
O diagnóstico dessa Síndrome é feito pelo o psiquiatra ou psicólogo, por meios de instrumentos elaborados para a avaliação. Na elaboração do diagnóstico é importante avaliar a história do paciente e o seu relacionamento com o trabalho.
Para a prevenção dessa síndrome é importante ter um equilíbrio em todos os aspectos, como a vida social, familiar e o trabalho. Esse equilíbrio é fundamental para a saúde física e mental.