Cotidiano | 23/08/2020 | 11:17
Bárbara Moro: Você já ouviu falar em doenças psicossomáticas?
As doenças psicossomáticas desencadeiam sentimentos, pensamentos ou até mesmo em situações traumatizantes
Bárbara Moro
Compartilhar:
O corpo e a mente estão conectados, por isso é importante nos olharmos como um todo, considerando os aspectos físicos e emocionais. As doenças psicossomáticas desencadeiam através do desequilíbrio no estado emocional, sentimentos, pensamentos ou até mesmo em situações traumatizantes. O acúmulo desses fatores podem causar dores físicas.
Os principais sintomas psicossomáticos são o estresse, ansiedade, impaciência, falta de concentração, taquicardia, dores de cabeça frequente, queda de cabelo, insônia, problemas dermatológicos, tensão muscular, dor de garganta, falta de ar, dores no estômago e entre outros sintomas.
As pessoas que somatizam não conseguem conciliar seus pensamentos com as suas ações, por isso a maioria deixa os pensamentos negativos dominarem, e essa negatividade excessiva afeta diretamente na função dos órgãos.
O diagnóstico de uma doença psicossomática é difícil de ser feito, porém a pessoa que está somatizando não tem a consciência de que a doença está sendo causada pelo os próprios pensamentos. Algumas consequências da falta de diagnóstico são; diminuição na produção, falta de motivação, baixa expectativa e entre outros.
Um exemplo de doença psicossomática é a síndrome do pânico, os sintomas são mal estar, taquicardia, dor no peito, falta de ar, tontura entre outros sintomas. No entanto, o médico investiga os sintomas, porém não é encontra-se nenhuma patologia física.
Dicas para evitar dores e doenças psicossomáticas:
• Cuide de você: Não esqueça que você merece toda a sua atenção;
• Se perdoe: Perdoe a si mesmo e aos outros;
• Pratique o autoconhecimento: Reconhecer as suas qualidades e os seus defeitos;
• Busque ajuda de um especialista: É difícil ter que lidar com os problemas sozinhos, ter um profissional da área da saúde é importante para aprender a lidar com as diversidades da vida.
O caminho da psicoterapia é importante para transformar a sua saúde mental e saúde física muito mais saudável.