Cotidiano | 05/11/2011 | 19:16
Benzeno pode provocar câncer
Especial de Carolina Pimentel, da Agência Brasil
Compartilhar:
Estudos de mais de três décadas atrás apontam que a exposição ao benzeno eleva o potencial de câncer e doenças no sangue. Por isso, a presença da substância deve ser observada nos produtos consumidos. O alerta é do presidente da Associação Brasileira de Hemoterapia e Hematologia (ABHH), Cármino de Souza.
“Ele é tóxico e causador de leucemia e outros tumores, dependendo da quantidade e do tempo de exposição”, explica. A constatação leva em consideração pesquisas em públicos específicos, entre eles, trabalhadores do setor petroquímico e de siderurgia. Ambos lidam diretamente com o material químico.
Conforme o médico, ainda há pouca informação sobre os efeitos do benzeno na saúde da população em geral. Mas, ele adverte que a menor exposição possível ao agente diminui as chances de doenças sanguíneas. “Temos contato com benzeno diariamente. O ideal é zero, o mínimo possível”, pondera. O material está presente, por exemplo, na fumaça do cigarro, dos carros, além de alguns refrigerantes. É também usado na fabricação de plásticos, borrachas e detergentes.