logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Lucas Lemos [Canal Içara]

Cotidiano | 25/07/2018 | 17:16

Biblioteca Municipal Cruz e Souza completa 45 anos

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Os 45 anos da Biblioteca Municipal Cruz e Souza foram comemorados com o soprar de velinhas e corte de bolo nesta quarta-feira, dia 25. Desde a lei de criação assinada pelo então prefeito José Antônio Dal Toé, o acervo já ocupou diferentes espaços no Centro da cidade. Chegou a ficar temporariamente indisponível. Mas desde maio de 2017 está novamente à disposição da comunidade, inclusive para empréstimo de obras literárias. Mais de 6 mil títulos ocupam as prateleiras do pavilhão na Praça do Imigrante junto também ao acervo histórico da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.

“A biblioteca passou por uma transformação. Não é mais um lugar somente para pesquisar livros. É um local para encontrar pessoas, conhecer a história e também ficar em paz. Conseguimos viajar no tempo”, coloca o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura e Esportes de Içara, Harlan Mello. O espaço recebe atualmente reuniões da Academia de Letras e Artes, do Conselho Municipal de Cultura , tem contação de histórias, além de abrigar o acervo pessoal da escritora Derlei Catarina De Luca (in memoriam).

Biblioteca homenageia escritor catarinense

O patrono da biblioteca municipal mais antiga de Içara é de Florianópolis. João da Cruz e Sousa nasceu em 24 de novembro de 1861. Filho de escravos, ele recebeu uma educação exemplar dos ex-donos dos pais e o sobrenome veio inclusive do marechal Guilherme Xavier de Sousa. Foi diretor do jornal abolicionista Tribuna Popular em 1881, teve a nomeação como promotor público de Laguna e chegou a mudar para o Rio Grande do Sul até fixar residência no Rio de Janeiro, onde publicou poemas e poesias consideradas o marco inicial do Simbolismo no Brasil.