logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 06/05/2013 | 09:33

Bispo completa 25 anos de sacerdócio

Especial de Samira Pereira e Ulisses Job, do Jornal da Manhã

Compartilhar:

O aroma inconfundível do incenso se espalhava pelo ar enquanto, entoados pela música sacra, centenas de fieis rezavam. Foi neste cenário de adoração que o bispo da diocese de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach, celebrou os 25 anos de sacerdócio, durante a cerimônia que recordou São José Operário. A missa, que aconteceu na manhã de ontem, teve direito a homenagens, lembranças e presença de padres da região. Durante a cerimônia, dom Jacinto manifestou carinho e agradecimento ao povo paroquiano. “Em ação de graças eu celebro os meus 25 anos de sacerdócio junto de vocês. Afinal, um pastor só se sente pastor quando está junto de suas ovelhas”, expõe.

Conforme o bispo, desde que entrou no seminário, já sentia necessidade de estar junto dos fiéis, dando assistência espiritual, auxiliando no que ele eles necessitassem. “Nesta minha trajetória sacerdotal, só tenho a agradecer, e nada a reclamar. Sempre fui muito devoto de São José e Nossa Senhora. Quando, há três anos, soube que havia sido nomeado para trabalhar em uma diocese consagrada a São José fiquei imensamente feliz. Depois, essa alegria só aumentou quando vi o povo maravilhoso que Deus me deu. A nossa comunidade é participativa, generosa, só traz felicidades”, expõe.

Durante a pregação, dom Jacinto também lembrou os enfermos, carentes e padres da diocese, que são o presente e o futuro da igreja na região. “Sou feliz aqui, e faço de Criciúma o melhor lugar para viver. Enquanto me deixarem, aqui permanecerei. Eu rezo todos os dias pelo meu povo, para que São José interceda a Deus e que o Pai lhe derrame muitas graças”, pontua.

Para o integrante da coordenação pastoral, Pedro da Silva, é uma alegria poder viver este momento ao lado do bispo. De acordo com ele, a nomeação de dom Jacinto na diocese foi um presente, e agora, ele já faz parte da história do município. “Com este grande coração, dom Jacinto consegue acolher a todos, conquistando a simpatia de qualquer pessoa, sem distinção. Hoje, em Criciúma, ele é o embaixador de Cristo, e segue seus passos com imenso respeito e zelo, assumindo inúmeros desafios. Receba o nosso amor, bispo, assim como a nossa gratidão e amizade”, fala.

No fim da celebração, após cantar a música “tu és sacerdote para sempre”, dom Jacinto foi agraciado com uma lembrança em nome da comunidade. Para o padre Antônio Júnior, o desejo de todos os sacerdotes da diocese é estar sempre próximo para poder louvar toda a experiência e bondade do bispo. “Queremos, também, pedir perdão pelas vezes que machucamos o seu coração e esquecemos que o senhor também é gente, também ama e chora. Que permaneça muito tempo no nosso meio. Ao senhor devemos nossa reverência e obediência, como sucessor dos apóstolos de Cristo”, enfatiza.