Cotidiano | 31/05/2010 | 11:09
Blitze em combate ao fumo
Lucas Lemos com informações de Alexandra Cavaler (PMI)
Compartilhar:
Atividades nas escolas e unidades de saúde municipais marcam nesta segunda-feira, dia 31, o Dia Mundial Anti-tabagismo. A manifestação em Içara iniciou com um pedágio de conscientização nem frente ao Hospital São Donato e na Secretaria Municipal de Saúde, no Centro da cidade. O mesmo manifesto também será realizado pelos estudantes do Quintino Dajori no bairro Presidente Vargas. Ações paralelas ainda ocorrem até o final da tarde em 17 unidades básicas de saúde.
Para não ficarem de fora, os servidores públicos foram chamados a passar o dia de preto. Conforme a gestora de Saúde, Mira Dagostim, a cor da roupa é uma "forma de divulgação dos efeitos nocivos ao cigarro". Sobre o tema "Diga não ao fumo", um concurso foi lançado nas escolas também nesta segunda-feira. A ideia é conscientizar os jovens ao malefício do fumo com a criação de mascote, frases, desenhos e cartazes.
Conforme proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a meta principal da campanha de 2010 é atingir as mulheres. Isto porque as estatísticas indicam o crescimento do hábito entre o público feminino. Já os homens seguem a direção contrária. Conforme divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) através da Agência Brasil, no país cerca de 40% das mortes de mulheres com menos de 65 anos é motivada pelo consumo de produtos derivados do fumo.