logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Tânia Giusti [Prefeitura de Içara]

Cotidiano | 30/05/2017 | 16:23

Boas práticas de saúde mental de Içara serão relatadas em Fórum Internacional

Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara

Compartilhar:

As boas práticas em saúde mental de Içara foram selecionadas para o III Fórum Internacional entre os dias 1 a 3 de junho. A participação no Rio de Janeiro acontecerá com a apresentação da “A Arte de Plantar” e “Grupo Cantante”. Ambas as iniciativas são desenvolvidos há cinco anos com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). De acordo com a assistente social Fabiana Damiani, o objetivo do evento será explorar novas abordagens e compartilhar experiências terapêuticas na área. Junto com ela participará a psicóloga Larissa Queiroz.

“Um dos trabalhos divulgará as atividades desenvolvidas com 15 usuários no horto municipal. O intuito dessa ação é sair do ambiente de rotina, realizando uma atividade prazerosa e terapêutica a partir do contato com a natureza, exercício da mobilidade corporal por meio da preparação da terra, ato de plantar e colher”, explica. Ainda segundo a profissional, os usuários e as famílias são beneficiados com o plantio e colheita dos alimentos. Além disso, os alimentos cultivados também são utilizados nas refeições oferecidas pelo serviço.

Já o Projeto “Grupo Cantante”, contempla aproximadamente 80 usuários em rodas de música coordenadas pelo professor César Teixeira. “Duas vezes por semana, o professor cedido pela Fundação Cultural vem até o Caps. A música auxilia de diversa formas. Ela contribui na socialização entre os usuários e também nos sintomas depressivos, diminuindo stress, ansiedade, por exemplo. São estratégias inovadoras e que se justificam pela necessidade de melhorar as condições biopsicossociais dos usuários”, ressalta Fabiana.