logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Lucas Lemos [Canal Içara]

Cotidiano | 03/05/2017 | 07:00

Brasil sobe uma posição em liberdade de imprensa

Especial de Akemi Nitahara, da Agência Brasil

Compartilhar:

Entre 180 países avaliados, o Brasil ocupa a 103ª posição no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2017, apenas uma posição melhor do que no levantamento anterior. De acordo com o representante dos Repórteres sem Fronteiras no Brasil, Artur Romeu, o país está como “sensível” há seis anos. Esse é o terceiro indicador em uma lista de cinco níveis de classificação sobre a segurança dos profissionais: situação boa, relativamente boa, sensível, difícil e grave.

A organização não governamental relata que, no atual contexto de crise e polarização política, o Brasil continua enfrentando velhos problemas como violência, pressões institucionais, processos abusivos, falta de transparência pública e alta concentração dos meios de comunicação. O relatório aponta ainda a intervenção do governo na Empresa Brasil de Comunicação com a troca do presidente e a dissolução do Conselho Curador.

Nos últimos cinco anos, o Brasil passou a ser o segundo país que mais mata jornalistas e comunicadores na América Latina. Perde apenas para o México. No ano passado, foram registrados três assassinatos e mais quatro casos estão sob investigação. Nas primeiras posições em liberdade de imprensa no mundo estão Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Países Baixos. Em último aparecem a Coreia do Norte, Eritreia, Turcomenistão, Síria e China.