logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 05/06/2017 | 07:00

Busca Ativa Escolar ganha plataforma gratuita para evitar evasão de alunos

Especial de Mariana Tokarnia, da Agência Brasil

Compartilhar:

Uma plataforma gratuita vai ajudar municípios a localizar crianças que estão fora da escola. A Busca Ativa Escolar tem como objetivo apoiar os governos na identificação, no registro, controle e acompanhamento de crianças e jovens de 4 a 17 anos que estão fora da escola ou em risco de evasão. O processo utiliza computador de mesa, computador portátil, tablet ou celular (seja pelo envio de SMS ou uso de aplicativos em smartphones). Mas há também formulários impressos para agentes que não têm acesso a dispositivos móveis.

Pnad: dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios apontam 2,8 milhões de crianças e jovens em idade obrigatória, dos 4 aos 17 anos, fora da escola. Por lei, o país tinha até 2016 para incluir todas essas crianças e adolescentes no sistema de ensino.
O alerta sobre será enviado, por meio de SMS, aplicativo ou site pelo agente comunitário. A partir daí, um grupo intersetorial iniciará uma série de ações, que vão desde uma conversa com a família para entender as causas da exclusão até o encaminhamento para as áreas responsáveis por garantir o acompanhamento educacional. A Busca Ativa Escolar é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, Instituto TIM e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.