Cotidiano | 06/07/2018 | 10:46
CadÚnico também vai incluir deficientes que recebem benefício em 2018
Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Além dos idosos acima de 65 anos beneficiados pela prestação continuada, pessoas com deficiência também vão compor o Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal. “A Secretaria de Assistência Social realizou em 2017 a inclusão dos idosos no sistema, e, em 2018 está recebendo os pais ou responsáveis pelas pessoas com deficiência para inserção no sistema”, explica a coordenadora do setor de CadÚnico, Giseli Gonzaga.
“Em lçara temos 163 pessoas que ainda não possuem o cadastro na lista de beneficiários. Nosso papel enquanto secretaria é orientar, prestar esclarecimentos e dar o suporte necessário aos cidadãos para a manutenção deste benefício”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Fabiana do Amaral. Para orientar os pais e responsáveis, a equipe realizou uma reunião na Apae na tarde de quinta-feira, dia 5.
O BPC é um benefício assistencial garantido pela Constituição Federal de 1988 que garante a transferência mensal de um salário mínimo à pessoa idosa com 65 anos ou mais e à pessoa com deficiência de qualquer idade, mesmo que não tenha contribuído para a Previdência Social. Para acessa-lo, o cidadão deve comprovar não possuir meios de se sustentar ou de ser sustentado pela família (renda per capta de até ¼ do salário mínimo).
Atendimento: O cadastro pode ser realizado de segunda a sexta-feira das 8 às 12h e das 13h às 17h. O atendimento na Secretaria de Assistência Social é por demanda espontânea, mas quem desejar mais comodidade pode agendar um horário pelo telefone (48) 3431-3597 ou 3431-3598. O prazo encerra em dezembro.