Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 05/07/2016 | 08:00
Café deixa lista de itens cancerígenos
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Para Gleiton Dolzan, o café vale tanto como acompanhamento para lanches quanto o consumo após as refeições principais. “É um costume presente no dia a dia que aumenta principalmente no frio”, ressalta o fisioterapeuta. “Os dias mais gelados representam quase 25% a mais de consumo”, atesta um dos colaboradores da Lanchonete Tigrão, Higino Manoel Alves Neto.
O café havia sido classificado como possivelmente cancerígeno, principalmente, associado ao câncer de bexiga. Mas ficou comprovado que não causa risco à mama, próstata, pâncreas, fígado ou endométrio. Nestes dois últimos órgãos é apontado até como protetor. Apesar de estar liberado, é preciso ter cuidado com a temperatura.
A indicação é não consumir bebidas com mais de 65ºC. Isso vale também para o chimarrão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estudos já comprovaram perigo devido ao risco até do surgimento de câncer de esôfago, o sexto mais comum entre os homens e o 12º entre as mulheres. São 8 mil novos casos no Brasil entre eles e 3 mil entre elas.