Cotidiano | 09/02/2024 | 16:53
Calistenia: pratique exercícios em qualquer lugar
Modalidade utiliza o peso do próprio corpo para modelar os músculos
Redação
Compartilhar:
A calistenia utiliza o próprio peso do corpo como resistência. Com movimentos naturais e funcionais, como flexões, barras fixas, agachamentos e abdominais, promove a força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação. E por não exigir máquinas e alteres, pode ser feita em qualquer lugar. “É uma excelente modalidade para praticar, principalmente para quem prefere algo mais ao ar livre e aberto, próximo a natureza”, recomenda o personal trainer, Willian Tomé de Souza.
“Por causa dessa facilidade, a calistenia tem se tornado uma modalidade cada dia mais procurada, vista em parques e praças e praticada até no fundo do quintal”, completa. Segundo Willian, a modalidade demanda grandes grupos musculares do corpo, principalmente os estabilizadores e cinergistas. “Além da parte estética, oferece uma excelente melhora da consciência corporal, pois exige propriocepção, ou seja, o controle da força”, elenca.
Para que os resultados sejam perceptíveis, a prática deve ser realizada no mínimo duas vezes por semana. “Quanto mais vezes se exercitar, melhor será”, enaltece. A orientação é também sempre fazer alongamento e começar com séries curtas, de até dez repetições. Com a melhora do condicionamento físico, a carga pode ser ampliada com mais séries e também repetições em cada uma delas. Os exercícios podem ser feitas isoladamente ou combinados. O mais importante, é começar, quando possível, com acompanhamento profissional.
Três exercícios para iniciar
Flexão de Braço (Push-up): esse exercício trabalha principalmente os músculos do peito, ombros e tríceps. Ao realizar flexões, você utiliza o peso do seu próprio corpo para fortalecer essas regiões.
Barras Paralelas (Dips): é uma opção que foca os músculos do tríceps, ombros e peito. Suspenda o corpo entre duas barras paralelas e flexione os cotovelos para trabalhar os músculos de forma intensa.
Barra Fixa (Pull-up): excelente movimento para fortalecer a parte superior do corpo, especialmente os músculos das costas, bíceps e antebraços. Na barra fixa, suspenda o corpo, puxe-o para cima com a força do braço e das costas.