Cotidiano | 17/04/2023 | 09:38
Caminho Sagrado atrai 300 peregrinos no primeiro ano
Circuito inclui trajeto, hospedagem e alimentação de participantes em Içara
Redação | com informações de Mhanoel Mendes
Compartilhar:
O Caminho Sagrado completa um ano neste mês de abril com a marca de 300 peregrinos em 175 quilômetros. “Estamos muito alegres com esta conquista e com estes números”, comenta o presidente do Conselho de Voluntários do Caminho Sagrado, André Marchioro. Para ele, os dados são surpreendentes. Pelo menos 50 aventureiros são ciclistas, ou, como são chamados, bicigrinos; os demais foram peregrinos, majoritariamente brasileiros da região Sul e Sudeste.
De acordo com André Marchioro, até o momento, o Caminho Sagrado recebeu somente um peregrino de fora do Brasil, um estadunidense. Ele também ressalta a visita em outubro de 2022 do peregrino brasileiro, Acácio da Paz, hospitaleiro no Caminho de Santiago (Espanha) há mais de 20 anos. A média de idade desses aventureiros é de 55 anos e 65% são mulheres. “Inclusive, algumas delas até peregrinando sozinhas”, explica. Outra característica, é que a grande maioria percorre o trajeto em grupo que varia de duas até 20 pessoas.
Além do foco à saúde, espiritualidade, cultura, gastronomia, ecologia e a amizade, André destaca, mesmo que incipiente, o movimento na economia que o Caminho Sagrado trouxe para as cidades que fazem parte: Içara, Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso, Urussanga, Pedras Grandes (Azambuja), Treze de Maio, Morro da Fumaça e Forquilhinha.
“São 300 peregrinos que deixaram, em média, R$ 1,5 mil para completar o circuito, chegamos a quase meio milhão de reais para o desenvolvimento econômico da nossa região”, contabiliza. E o mais importante, complementa ele, era um faturamento que não existia e um nicho de mercado que só surgiu a partir dessa peregrinação.
COMO FAZER O CIRCUITO? O Caminho Sagrado foi criado e é mantido por um grupo de voluntários, todos peregrinos. Para peregrinar nesse Caminho, é necessário fazer as reservas antecipadas nas pousadas e hotéis. Todos os dados e informações podem ser obtidos no site www.caminhosagrado.org.