logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 31/08/2021 | 10:49

Campanha Setembro Amarelo terá ações pela preservação da vida em Içara

Mês é destinado a preservação da vida e a prevenção ao suicídio

Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara

Compartilhar:

A campanha Setembro Amarelo pela preservação da vida e a prevenção ao suicídio também será debatida em Içara. O Laboratório de Saúde Mental do Município terá uma série de atividades de conscientização, troca de experiências, palestras e outras ações durante todo o mês.

Segundo uma pesquisa da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), divulgada em março deste ano, o cenário da pandemia, como o isolamento total, causou mais impacto à saúde mental do que o próprio coronavírus. “Houve um aumento na gravidade do sofrimento psíquico e elevação dos transtornos mentais. A saúde mental é a quarta maior preocupação da Organização Mundial da Saúde”, revela a coordenadora da saúde mental do município, Jadna de Stefani Milioli.

No Brasil, o Setembro Amarelo foi adotado oficialmente em 2015 em parceria do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). “Saber identificar alguns sinais de risco para o suicídio é fundamental para oferecer ajuda. Mudanças bruscas de hábitos, humor e pensamentos, perda de interesse por atividades prazerosas, descuido com a aparência, alterações no sono e no apetite, sentimento de desesperança, despedidas, isolamento social, são alguns dos sinais de alerta”, reforça Jadna.

De acordo com uma pesquisa do sistema Datasus, divulgada em novembro de 2020, no primeiro ano de pandemia a ansiedade esteve presente em 86,5 % dos 17.491 indivíduos ouvidos pelo Ministério da Saúde, seguido de estresse pós-traumático com 45,5% e depressão grave em 16%. “Também estamos observando casos de aumentado de violência doméstica, abuso de substâncias e sintomas de estresse”, completa.

Além de diversos setores do poder público municipal, o cidadão que precisa de ajuda pode contar com o CVV, que disponibiliza o número 188 para todo o país, gratuitamente, com atendimento 24h. As ligações são atendidas por voluntários preparados para conversar com quem procura ajuda e apoio emocional.


Programação da Prefeitura de Içara

- Durante todo o mês: Distribuição de mensagens motivacionais e máscaras personalizadas aos pacientes da Saúde Mental, logo após os atendimentos especializados ou atividades terapêuticas.
- 30/08 - 13h30: Abordagem do tema no encontro de familiares dos usuários que frequentam o CAPS I.
- 01/09 - Distribuição de laços amarelos e camisetas alusivas ao Setembro Amarelo para funcionários da Saúde Mental, ESFs e Secretaria de Saúde.
- 01/09 - 09h00: Participação na Rádio Içara, Programa Bom dia, com Joel Bernardo. (Coordenadora de Saúde Mental e Secretário de Saúde).
- 01/09 - 14h30: Roda de conversa com profissionais do Ambulatório de Saúde Mental junto aos da ESF do bairro Demboski.
- 03/09 - Colocação de Placas e Balão Inflável alusivo ao Setembro Amarelo em lugares estratégicos do município.
- 06/09 - 13h30: Abordagem da temática nos grupos da familiares do CAPS I.
- 08/09 - 09h00: Gravação de vídeo alusivo ao Setembro Amarelo em parceria com Comissão de Humanização do Hospital São Donato.
- 08/09 – 14h00: Divulgação de orientações sobre a Prevenção ao Suicídio com distribuição de material informativo nas áreas centrais da cidade. Funcionários do CAPS e AD.
- 09/09 – 19h00: Apresentação da Campanha alusiva ao Setembro Amarelo e apresentação do fluxo dos Serviços de Saúde Mental na Câmara de Vereadores de Içara.
- 10/09 – 14h00: Roda de Conversa com os psicólogos do Ambulatório de Saúde Mental na ESF do Bairro Vila Nova I.
- 14/09 – 13h00: Abordagem do tema Prevenção ao Suicídio, em grupo de adolescentes no Ambulatório de Saúde Mental.
- 15/09 – 14h00: Visita da prefeita Dalvania Cardoso e secretário de saúde Sandro Ressler ao CAPS I para apresentação dos Projetos Alternativos de Trabalho da equipe multiprofissional (coordenação, psicologia, assistência social, enfermagem), a serem desenvolvidos com os usuários pela equipe multiprofissional em 2021. Apresentação das propostas de trabalho para a população de dependentes químicos.
- 22/09 - 15h30: Vivência aos funcionários do CAPS I como atividade do Projeto “Cuidando de quem Cuida” com a psicóloga Thais Pereira do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).
- 22/09 - 14h00: Abordagem da temática do Setembro Amarelo no grupo de familiares do Atendimento para Dependência Química.