Cotidiano | 26/06/2017 | 14:56
Campanha sobre esmolas chega aos espaços públicos e comerciais
Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Após o Fórum do Serviço de Abordagem Social, agora é a vez da distribuição de materiais informativos em todas as unidades de saúde do município, estabelecimentos comerciais, bancos e casas lotéricas sobre a campanha Dar Esmola Não Garante Direitos. A iniciativa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social visa orientar e encaminhar de acordo com a necessidade de cada usuário.
O serviço de abordagem social tem como finalidade assegurar o trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique a incidência de trabalho infantil, exploração de crianças e adolescentes, além de pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência. “Esta campanha de conscientização à população, de certa forma, contribui para a eficácia do nosso trabalho de abordagem social. O pedir traz comodismo e não ressignifica a pessoa”, explica o educador social, José Fernandes.
De janeiro a abril de 2017 foram realizados 50 atendimentos em Içara, dos quais, 86% homens e 14% mulheres. As principais causas são o uso de substância química, conflitos familiares e transtornos mentais. “O que nos deixa mais incomodado é ver crianças sendo submetidas à prática do pedido de esmolas, ficando expostas a situações adversas que a rua pode oferecer. Além disto, as priva da escola e do lazer”, destaca a secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Jaqueline dos Santos.