logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Lucas Lemos [Canal Içara]

Cotidiano | 22/12/2020 | 08:00

Campo Mãe Luzia não terá Festa da Melancia em janeiro

As homenagens a padroeira se resumiram a uma missa no último domingo, dia 13, Dia de Santa Luzia

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Nem as disputas da olimpíada rural, exposição de produtos, os arremates ou as provas gastronômicas envolvendo a fruta. Em 2021, a comunidade de Campo Mãe Luzia não realizará a festa em honra à padroeira, agradecendo a fartura da safra de melancia. Devido à pandemia de coronavírus, a tradição de 55 anos será quebrada.

As homenagens à santa se resumiram a uma missa realizada no último domingo, 13, Dia de Santa Luzia, além de uma procissão pela comunidade. Sem aglomeração de pessoas ou contato com a imagem da padroeira, como determinam os protocolos de saúde. “Não teremos nenhum evento neste janeiro em relação à festa. Nem mesmo kits para o almoço. Vai passar em branco”, lamenta um dos organizadores, Ivan Réus Viana.

“Tínhamos tudo organizado, mas, por precaução, o Caep (Conselho para Assuntos Econômicos Paroquial) achou melhor não realizar nem a venda dos kits de almoço, como algumas comunidades fizeram. Nossa ideia era a pessoa comprar um kit e ganhar uma melancia”, detalha.

Desde 2019, a comunidade de Campo Mãe Luzia é oficialmente reconhecida como o Vale das Melancias conforme lei municipal. No ano passado, aproximadamente 10 toneladas da fruta foram oferecidas para quase 8 mil pessoas que prestigiaram a festa. Já na edição deste ano, 20 toneladas foram colocadas para degustação e venda e 2 mil pessoas participaram do almoço festivo.