Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 12/08/2016 | 08:00
Canal Içara: dez anos noticiando a cidade
Especial do Canal Içara
Compartilhar:
Em 12 de agosto de 2006 aparecia no Canal Içara pela primeira vez a Pastoral da Criança. A postagem sobre o aproveitamento de sementes, fibras, talos e folhas às 6h57 daquele sábado abriu caminho para mais de 33,5 mil outras notícias ao longo desta última década, a maioria delas voltada ao cotidiano da cidade. O portal virou o maior acervo sobre o município na Internet. Além de textos, são fotos e vídeos que ajudam a manter vivas as memórias de Içara.
Se o interesse dos internautas traduzir os fatos de marcaram esta década, o Canal Içara é a melhor opção para indicar o que ficou na memória dos içarenses ao longo de 10 anos. No topo da lista está o crime que mais abalou a cidade neste período, o assassinato da jovem Vivian Lais Philippi. A cobertura começou após a estudante ser achada no dia 4 de março de 2015. E ainda não terminou. Restaram os desdobramentos judiciais.
"Foi muito difícil lidar com a carga emocional que esta notícia provocou na cidade. Fomos os únicos a acompanhar a saída do réu para ir ao presídio, estivemos na casa da família de Vivian por mais de uma vez, acompanhamos todo o processo judicial em primeira instância e também o julgamento. Em casos assim, os internautas exigem atualizações constantes. Mas é preciso cuidar para não virar sensacionalismo”, lembra o jornalista Lucas Lemos.
Em segundo lugar aparece o concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Içara em 2014. No restante do Top 10 estão notícias negativas que foram impulsionadas principalmente pela popularização das redes sociais. É o caso da morte do jovem João Otávio Zilli Levandoski em acidente de trânsito em janeiro de 2016 e o acidente com jovens na comunidade de Barracão em setembro de 2015, entre eles, Vitor Piucco, que faleceu após quase 40h.
A sequência inclui ainda o flagrante de sexo no transporte coletivo em fev/2015, o óbito de Jenifer Rodrigues da Silva após ser atropelada em nov/2015, o resgate de um ladrão morto após ficar preso em grades em ago/2012, a morte de cinco pessoas na BR-101 em mar/2016, a localização do corpo de Alisson Morotscoski Toretti em set/2015, além da prisão de um homem que se aproveitou do alagamento em mai/2015 para estuprar uma mulher no Centro da cidade.
Içara vista por quase todo o mundo na web
Desde 2006 foram mais de 12,9 milhões de páginas vistas e 1,5 milhão de usuários. Nem todos estavam no Brasil. Os acessos tupiniquins foram a maioria. Somaram 96,96% do tráfego. Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar com 1,23%. Além disso, o site chegou a outros 154 países dentre 195 que são reconhecidos pela Organização das Nações Unidas. Ou seja, falta pouco para chegar a todos os cantos do mundo.