Cotidiano | 08/08/2013 | 20:29
Cárie é a doença de maior prevalência
Lucas Lemos com informações de Cilene Macedo, da Unisul
Compartilhar:
Conforme o coordenador da pesquisa “Carga Global de Condições Bucais 1990 -2010: uma análise sistêmica”, Wagner Marcenes, no mundo há 3,9 bilhões de pessoas com cárie não tratada. Isto equivale a 35% da população do planeta. “É a doença de maior prevalência”, garante.
Conteúdo relacionado:
29/04/2011 » Contra cáries, escovar é preciso
A pesquisa do brasileiro radicado na Inglaterra revelou ainda que a perda dos dentes é o que mais impacta na vida das pessoas. “Ela é equivalente a um problema cardiovascular moderado”, compara. “O estudo acabou denunciando, também, que há muita pesquisa mal feita na área”, indica após descartar produções científicas por conta da má qualidade.
O estudo se debruçou ainda sobre as causas que levam aos problemas de saúde bucal. “As causas são o comportamento e o fator biológico. Mas eu costumo dizer que a causa não importa. O que importa mesmo é a causa da causa. E, no caso dos problemas de saúde, a causa fundamental geralmente é financeira. Quanto mais pobre, mais doente”, sublinha. Outro fator de complicação constatado foi a forma de lidar com o estresse.