Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 01/12/2021 | 09:41
Casa Azul inicia atendimentos com neuropediatra
Na primeira etapa, são realizadas consultas para confirmação do diagnóstico de autismo
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Depois de vencer os entraves burocráticos e superar a carência de profissionais especializados na área, a Associação Beneficente de Apoio ao Autista (ABAA) pôde finalmente abrir as portas da Casa Azul, em Içara. A instituição iniciou os atendimentos na última sexta-feira, dia 26, com as consultas em neuropediatria, para confirmação do diagnóstico de autismo e o devido encaminhamento aos demais serviços.
“Inicialmente, fechamos com a médica para atender na Casa Azul uma vez por mês. A partir do ano que vem, conforme o aumento da demanda, devemos ampliar para mais dias. Nesse primeiro dia, foram 12 consultas”, informa a presidente da ABAA, Sandremara Costa.
Ela explica que o agendamento foi realizado durante o mês de novembro, junto às famílias, por ordem de associação. “Entramos em contato para ver quem precisava do atendimento. Como algumas famílias já fazem o acompanhamento, passaram a vez. Agora, estamos ligando para fechar as próximas e, em dezembro, devemos zerar os associados que precisavam”, estima.
Mesmo famílias não associadas podem requerer o atendimento gratuito, fazendo a solicitação através do e-mail abaaicara@gmail.com, no celular/WhatsApp (48) 99926-4691 ou pelas redes sociais da associação. Atualmente, a ABAA conta com 60 associados e há pelo menos mais 15 aguardando aprovação. “Com os atendimentos, aumentou muito a procura e logo devemos ter perto de 100 associados”, projeta Sandremara.
Segundo passo
Confirmado o diagnóstico, as famílias precisarão se associar para garantir outros serviços gratuitamente. “A partir de janeiro, teremos atendimentos com psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicopedagogo, fonoaudiólogo e educador físico”, lista a presidente.
Esses serviços serão disponibilizados por meio de convênio com a prefeitura de Içara, que já cedeu o prédio onde funciona a Casa Azul. Além dos içarenses, os atendimentos vão beneficiar famílias de outros municípios, como Balneário Rincão.