Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 13/10/2015 | 14:26
Castração previne câncer em animais
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
O câncer de mama não atinge somente as mulheres. Os homens podem desenvolver igualmente a doença. E os animais também. “Nos gatos e cachorros os caroços podem ser descobertos com o toque. É possível a realização de quimioterapia. Contudo, o mais comum é a mastectomia (retirada dos seios). Se for feito o diagnóstico cedo, a chance de recuperação é bem elevada”, aponta a veterinária Mariah Freitas.
Segundo a profissional, a maior incidência ocorre em fêmeas submetidas às injeções anti-cio. “Uma única aplicação já aumenta as chances. Os animais velhos também são mais propensos. A recomendação é sempre castrar os animais antes do primeiro cio. Assim chega quase em zero as chances do animalzinho ter câncer de mama. O procedimento cirúrgico também é indicado depois do tratamento”, acrescenta.
Conforme o Conselho Federal de Medicina Veterinária, a exposição dos bichinhos de estimação à poluição também aparece entre os fatores de risco. Além da mama, o câncer pode se espalhar e atingir outros órgãos. “Quando há metástase, geralmente ocorre no pulmão e cérebro, que são órgãos mais vascularizados. A detecção depende de Raio-X e da coleta de material para biópsia”, pontua Mariah.