Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 04/01/2018 | 08:00
Censo Agropecuário atinge 70% da coleta em Içara
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Ao todo, 700 questionários já foram preenchidos em Içara no Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. E a estimativa é alcançar pelo menos outras 300 propriedades até o final de fevereiro. “Já foram recenseadas as localidades de Linha Zili, Santa Cruz, Esperança, Três Ribeirões/Nossa Senhora de Fátima, quase toda a ICR-453, ICR-356 e ICR-353. Mas existem diversas outras comunidades que já estão quase realizadas”, lista o coordenador da subárea do IBGE de Criciúma, Gustavo Perez Lemos.
Proporcionalmente, Içara é a maior cidade da região censitária, formada também por Criciúma, Balneário Rincão, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza e Forquilhinha. Em toda a área da agência, 3 mil questionários já foram aplicados e a perspectiva é que mais 600 sejam coletados. No país, o trabalho já superou os 3,1 milhões de propriedades, ou seja, 60,4% do total estimado. “O Censo é sigiloso. Os dados servirão apenas para fins estatísticos e a divulgação acontecerá somente a nível municipal”, enaltece Gustavo.
Além do aparelho, os recenseadores usam também colete com crachá acoplado, boné e mochila azul. O questionário aborda a área da propriedade, características agropecuárias, equipamentos, mão de obra, renda e uso de recursos bancários. O objetivo é mostrar a realidade da produção agropecuária brasileira após 11 anos da última edição. Os dados servem como subsídio para a composição de políticas públicas. “As informações são utilizadas, por exemplo, pelas instituições bancárias e universidades”, pontua Gustavo.