[arquivo]
Cotidiano | 17/11/2021 | 11:12
Cerca de 820 alunos da rede municipal vão passar por avaliação do Ideb
Ao todo, 453 estudantes do quinto ano e 368 do nono ano do ensino fundamental farão a prova do Saeb
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Começou no último dia 8 e irá até 10 de dezembro a aplicação censitária do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Os resultados de aprendizagem apurados por meio de testes e questionários, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“A avaliação é obrigatória para todos os alunos do quinto ano e do nono ano do ensino fundamental em escolas públicas; nas particulares é feita por amostragem. Na rede municipal de Içara, são 453 alunos do quinto ano e 368 do nono ano que devem passar pela avaliação”, informa o coordenador do Ensino Fundamental 2 no município, professor Ismael Dagostin Gomes.
Ele informa que os alunos da Escola São Rafael irão realizar as provas de matemática e língua portuguesa nesta quinta-feira, dia 18. “Não temos acesso ao cronograma completo porque o agendamento é feito diretamente nas escolas. Esse contato, a organização, a aplicação e a fiscalização são de responsabilidade da empresa contratada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O município não tem qualquer envolvimento”, comenta.
Também haverá aplicação amostral de testes de ciências humanas e ciências da natureza para os alunos do nono ano do ensino fundamental. Em Içara, a amostra virá da escola Tranquillo Pissetti, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima. O Ideb 2021 será divulgado no próximo ano.
Aplicação
O Saeb 2021 avaliará, de forma censitária, também os alunos das escolas da rede estadual, incluindo ainda os matriculados no terceiro e no quarto ano do ensino médio. Essas mesmas etapas da educação básica serão avaliadas em formato amostral, nas escolas privadas. Além de responderem ao questionário, os estudantes também farão testes de língua portuguesa (leitura) e matemática.
A novidade para a edição 2021 é a inclusão da avaliação da educação infantil, desta vez em caráter definitivo. Essa avaliação acontece em formato amostral, por meio da administração de questionários para secretários municipais de Educação, diretores escolares e professores.
São excluídas as seguintes populações: escolas com menos de dez estudantes matriculados nas etapas do ensino fundamental e médio; turmas multisseriadas, de correção de fluxo, de educação de jovens e adultos e de ensino médio normal/magistério; classes, escolas ou serviços especializados de educação especial não integrantes do ensino regular e escolas indígenas que não ministrem a língua portuguesa como primeira língua.
Desempenho em 2019
Em 2019, o Ideb de Içara ficou em 6,5 para os anos iniciais, em 5,1 para os anos finais do ensino fundamental e em 3,8 no ensino médio, ambos referentes às escolas públicas. Na rede municipal, o índice foi de 6,9 pontos para os anos iniciais, acima das metas projetadas até 2021, de 6,5. Nos anos finais, as escolas municipais acumularam 5,8 pontos, neste caso, com índice abaixo da meta, de 6,1. Na rede estadual de ensino, o Ideb de 2019 foi de 6,0 para os anos iniciais, de 4,5 pontos para os anos finais e de 3,8 no ensino médio.