logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Mayara Cardoso [Unesc]

Cotidiano | 19/10/2024 | 13:21

Cerimônia com premiações e reconhecimentos marca encerramento da 15ª SCT

Maior evento acadêmico da Unesc contou com mais de 565 trabalhos submetidos

Especial de Mayara Cardoso, da Unesc

Compartilhar:

A maior edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc chega ao fim com grandes resultados. Foram 565 trabalhos submetidos; 262 avaliadores; 51 painéis temáticos; 36 pôsteres digitais e seis eventos paralelos. No Auditório Ruy Hülse, foram premiados os trabalhos mais bem colocados na edição de 2023 do evento, além de homenageados todos os professores extensionistas das quatro áreas do conhecimento e a comissão organizadora da SCT 2024 nesta sexta-feira, dia 18.

Conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, a SCT deste ano ganhou uma formulação diferente, positivamente avaliada. “Construímos uma programação de forma horizontal, com a participação ativa de toda a comunidade acadêmica contribuindo com o desenvolvimento das atividades e abordagens que mais contribuiriam para a sua área de atuação. Desta forma, conseguimos explorar a temática de forma ampla e interessante para todos os participantes”, aponta.

Ainda conforme Gisele, é necessário enaltecer o papel de toda a Comissão Organizadora, pois um evento de tamanha magnitude só é realizado com excelência porque conta com profissionais comprometidos com a causa. “São muitas mãos envolvidas para que tudo saia com a excelência que é marca da Unesc. Agradecemos a cada um e cada uma pela dedicação fora de série para entregar o melhor à nossa comunidade acadêmica e contribuir sobremaneira com o compartilhamento de conhecimento em torno do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e da Inovação”, acrescenta.

Na avaliação da coordenadora da Comissão Organizadora da SCT, Camila Serafim Daminelli, o evento bateu todos os recordes esperados. “Os números superaram as expectativas, com mais de 2.700 ouvintes, mais de 560 submissões de trabalhos, além de todos os eventos paralelos que poderemos contabilizar os participantes no pós-evento. Estamos muito felizes com tudo o que se produziu, todas as trocas, todos os diálogos e conhecimentos compartilhados”, avaliou.

Paralelamente às palestras, apresentações de pôster e Grupos de Trabalho, a SCT contou ainda com diversos eventos como a Feira de Inovação; Talento Cultural; Workshop de Arqueologia; Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; Feira do Livro; Feira de Ciência. Em 2024, a programação do evento ainda contempla o 1º Simpósio Interdisciplinar em Sistemas Produtivos, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), programa associado entre Unesc, Uniplac, UNC e Univille. O Simpósio ocorreu na noite desta sexta-feira, no Centro de Inovação Criciúma (CRIO).

Realizada em alusão à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a SCT tem como tema “Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais”. A programação teve o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); além da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc) e Avatim.