Cotidiano | 31/10/2023 | 14:34
Cerimônia emocionante marca entrega do 7º Prêmio Acic de Matemática
Premiação aos medalhistas de ouro, prata e bronze foi realizada nesta terça-feira, na sede da entidade empresarial, com a presença de mais de 500 pessoas
Redação | com informações da ACIC
Compartilhar:
Jhon Alysson Gomes Destro, do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri, foi um destaque de Içara no Prêmio ACIC de Matemática. E devido a essa conquista, a escola e o professor também foram reconhecidos com certificado de honra ao mérito nesta terça-feira, dia 31. Mais de 500 pessoas prestigiaram a entrega da 7ª edição, realizada na sede da Associação Empresarial de Criciúma.
“Estou super feliz. Tenho participado de outras competições de Matemática, como a Obmep - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, inclusive participando do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), um programa que propicia ao aluno premiado da Obmep entrar em contato com interessantes questões. Gosto muito da matemática, mas me dou muito bem em outras disciplinas, em todas tenho notas muito boas”, conta o jovem.
Ao todo, 163 estudantes receberam o reconhecimento, dentre eles, 33 com medalhas de ouro, 70 de prata e 60 de bronze. A premiação teve também certificados de honra ao mérito e bolsas de estudos de idiomas. “O Prêmio Acic de Matemática é uma iniciativa que visa não apenas reconhecer os estudantes, mas também incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico e da resolução de problemas. É uma oportunidade para descobrirmos novos talentos, direcionando os investimentos para o futuro”, enaltece o presidente da entidade, Valcir José Zanette.
“Chamou a atenção o número de famílias na solenidade de premiação. Não há registro emocional mais importante do que os momentos compartilhados entre pais e filhos. Para nós, esse apoio da família está diretamente relacionado à valorização do nosso trabalho”, entende a coordenadora regional de Educação de Criciúma, Ronisi Guimarães. Dentre 18,5 mil participantes, o prêmio selecionou estudantes em primeiro, segundo e terceiro lugares do quinto ao nono ano das redes públicas de ensino de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis, Orleans, Treviso e Urussanga.
Avaliação
Para a coordenadora do Prêmio, professora Marlene Pires, a retomada do concurso neste ano mostrou que a ação está consolidada. “O Prêmio Acic de Matemática instiga os estudantes a obterem mais conquistas e mostrarem as suas habilidades em cálculos e raciocínio lógico”, salienta. “O Prêmio vai além de duas etapas de provas de matemática. A sua abrangência atinge sonhos de estudantes que, com certeza, aprenderam muito com essa experiência de desvelar o mundo do conhecimento matemático. Parabenizamos a todos os estudantes medalhistas e participantes e agradecemos a todos os envolvidos que fizeram parte de mais uma edição”, completa.