logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 22/12/2022 | 13:02

Chocolate, uma tentação também no Natal

Segundo a nutricionista Alexsandra Medeiros, os mais indicados são os que contêm 70% cacau ou mais

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Mesmo considerado um dos vilões da dieta, o chocolate é uma doce tentação à qual é difícil resistir, principalmente em épocas como o Natal. Mas é possível encontrar opções que reduzam o sentimento de culpa e, sobretudo, que não comprometam a saúde? A nutricionista Alexsandra Medeiros, especialista em nutrição clínica, afirma que sim.

“Para quem não dispensa o chocolate, há as opções com mais cacau; de 70% para cima é o mais indicado. Tem chocolates com até 100% cacau, mas esses não têm o gosto tão doce, como o paladar dos brasileiros está acostumado. O cacau tem um gosto amargo e o chocolate tradicional fica mais adocicado pelo acréscimo de açúcar, além de gordura”, explica a profissional.

Ela menciona os benefícios do alimento, porém, alerta para o consumo moderado. “O cacau tem uma propriedade benéfica à saúde, claro, em pequenas quantidades. Não é por ser 70%, 80% cacau que vai poder comer à vontade”, avisa.

Alexsandra também aponta os tipos que devem ser evitados. “Os chocolates convencionais, como o ao leite e o branco. O chocolate branco, na verdade, não é chocolate e sim uma massa de cacau, ou seja, a gordura da semente do cacau e mais gordura hidrogenada e açúcar. Também devem ser evitados os chocolates que vêm com agregados, como cookies ou confeitos, carregando ainda mais de corantes e açúcar e aumentando o valor calórico”, indica.

A nutricionista alerta ainda sobre o consumo de chocolates diet. “As pessoas pensam que são mais saudáveis por não terem açúcar, mas não é bem assim. O chocolate diet é específico para os diabéticos, pois leva adoçante na fórmula, em vez de açúcar. Em contrapartida, para ficar mais saboroso, tem uma quantidade maior de gordura”, expõe.

Crianças

No Natal, é costume presentear com chocolates, especialmente as crianças. “Muitos pais acham bonitinho a criança comer chocolate, acham que está pedindo, mas ela só vai conhecer se você apresentar o alimento, o que não deve ocorrer antes de a criança completar dois anos de idade”, ressalta a nutricionista.

Ela sugere que, após essa idade, se apresente à criança o chocolate 70% cacau. “Precisamos também lembrar que o chocolate tem componentes alergênicos. Então, quando a criança for experimentar, é importante que os pais observem se ela não terá reação alérgica”, recomenda.

Até os seis meses de vida, os bebês devem ser alimentados apenas com leite materno. Depois disso, outros alimentos podem ser oferecidos, inclusive preparações que levem chocolate 70% cacau, em pó, como em panquecas ou bolinhos. “Mesmo para crianças maiores, os pais devem evitar os achocolatados na preparação de alimentos, usando sempre o chocolate em pó 70% ou 100% cacau”, pontua Alexsandra.