Cotidiano | 24/02/2010 | 13:52
Cidade Digital apenas em 2011
Especial de Almerice Rodrigues, do Jornal A Cidade
Compartilhar:
“Quero entrar o ano que vem comemorando os 50 anos de Içara com a Cidade Digital”, afirma o prefeito Gentil Dory da Luz. Promessa de campanha do chefe do Executivo içarense, a Internet gratuita para toda a população está em fase de elaboração de projeto, mas aguarda a mudança do nome da Secretaria de Educação e Cultura do município para Secretaria de Educação, Cultura e Tecnologia.
Desta forma, com a área Tecnologia integrada a esta pasta, o projeto da Cidade Digital poderá tramitar por esta Secretaria, viabilizando os recursos necessários através dela. Para que isso aconteça é preciso que o projeto com a mudança do nome da Secretaria de Educação seja aprovado pela Câmara de Vereadores.
“Esta é uma promessa nossa e não foi realizada ainda devido ao Projeto Plurianual do município estava ultrapassado e só agora conseguimos aprovar o novo”, explica Gentil. Segundo ele, Içara terá uma operadora própria e as contas da internet irão baixar em 50%. “É um projeto que é tudo de bom, pois Içara irá entrar no mundo mais desenvolvido se comparando a países como Dinamarca e Bélgica, por exemplo”, define Gentil.
A empresa responsável pela elaboração do projeto, Dataprom- Divisão Alvarion, relatou que “não temos o conteúdo do projeto ainda porque não fora feito até então; O prefeito esta contratando o projeto por estes dias”, explicou o gerente comercial Claudio Barbosa.
O projeto Cidade Digital é viabilizado pelo Ministério de Ciências e Tecnologia do Governo Federal, via fundo perdido. Contempla entre muitos benefícios a Internet gratuita à população e de acordo com informações de Barbosa “irá atingir todo o município, com cobertura total através de rádios, como é feito nas demais cidades do país”. O custo da implantação do projeto deverá ultrapassar R$ 1 milhão.
Na edição 6 do Jornal A Cidade você também confere:
» POLÍTICA: Acirton Costa prevê projetos polêmicos na Câmara
» GERAL: Lagoa do Jacaré segue imprópria... Para turistas!