Cotidiano | 03/10/2013 | 13:23
Circuito chamará atenção para alternativas
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Içarenses engajados na luta por um transporte alternativo mais econômico e também ecológico vão para a rua neste próximo domingo, dia 6. O roteiro começará às 14h pela Praça da Juventude Fernando Pacheco. Em seguida serão percorridas as ruas Marcos Rovaris, Sete de Setembro, Vitória e Dom Joaquim Domingos de Oliveira com a passagem ainda pela Praça João Goularti e Praça do Imigrante. Em parte do caminho ficarão então as intervenções urbanas nos estacionamentos para chamar atenção sobre a necessidade de passeios públicos, ciclofaixas e ciclovias.
“Nós já conseguimos os materiais. Convidamos as pessoas para enfatizar a importância do coletivo. Nem todos precisarão estar de fato pintando. O importante é a presença de um bom número de pessoas apoiando a ideia”, convoca o bacharel em Artes Visuais e um dos organizadores, Felipe Casagrande Lucio. Segundo ele, a intenção é incentivar a criação da pista de transporte urbano alternativa que ligue inicialmente as principais praças da área central da cidade e diminua com isso o número de automóveis.
Para o arquiteto e integrante do movimento Circuito Verde, Tales Rocha Silvestre, a implantação das faixas alternativas deveria começar pelas vias com estacionamentos nos dois lados. Além de criar as vias, será preciso também que haja locais para o estacionamento das bicicletas. "A arte urbana tem dois pontos chave. O primeiro e mais importante é a busca por uma modificação cultural, neste caso, com a introdução de meios de transporte menos poluentes, com mais vida e dinâmica para refletir na saúde imediata do usuário. A segunda é a intenção é garantir a estrutura para este transporte”, pontua.