logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 18/03/2023 | 12:52

Colônia de Férias: atividades impactam positivamente no ano escolar

Dentro do projeto Içara Ensina Mais, ações nas férias recuperaram aprendizado prejudicado pela pandemia

Redação | com informações da Prefeitura de Içara

Compartilhar:

Desde a manutenção da atividade das crianças no ambiente escolar até o avanço no aprendizado, houve vários destaques positivos apontados por pais de alunos da rede municipal de ensino de Içara sobre a Colônia de Férias. Criado para recuperar o déficit gerado pela pandemia, o projeto Içara Ensina Mais permitiu evolução na alfabetização de crianças ao longo de todo ano e se estendeu no período de férias com a participação de mais de 260 alunos na colônia.

“Eu amei porque os meus filhos evoluíram muito na Matemática e na Língua Portuguesa. Então, quero dizer que foi ótimo”, comenta Maria Eliane Nunes de Souza. “Nossos meninos adoraram participar deste projeto, pois aprenderam brincando e se divertindo durante a colônia, sem contar que fazem muitas amizades”, acrescenta Regina da Rosa. “Este trabalho com os alunos é excepcional, pois as crianças não ficam em casa ociosas. Elas aprenderam de uma forma que vem agregar para a vida escolar e famílias como um todo”, avalia Alisson Goulart.

Além de atividades dentro da sala de aula com a integração de alunos de diversas unidades de ensino, ações ocorreram fora da escola para transmitir conhecimento sobre particularidades do município em áreas como economia e social. “É muito legal. E também a pitaya é uma fruta muito gostosa”, comentou o aluno Jhonny Godoy, durante visita a uma plantação no bairro Poço Oito, no dia 17 de janeiro. “Eu gosto bastante de pitaya e achei muito importante ter vindo aqui conhecer de onde vem a fruta que nós comemos”, acrescenta a aluna Emanoely dos Santos, referindo-se ao fruto que integra o cardápio da alimentação escolar.

Segundo a Secretária de Educação Rose Reynaud, “esse formato é uma excelente opção para recuperar a aprendizagem dos estudantes, pois todas as ações do projeto são definidas pela ludicidade e preocupação em preparar nossos estudantes para o ano letivo”. “A abordagem das competências emocionais, a preocupação da acolhida dos estudantes e a organização das ações são o diferencial do Projeto na Colônia, que tem como princípios: brincar, acolher, assistir e aprender”, pontua a coordenadora do projeto Içara Ensina Mais, Joyciane Vidal.