Cotidiano | 22/12/2021 | 08:02
Colônia de Férias terá reforço escolar em Içara
Ao todo, 250 alunos do ensino fundamental participarão de aulas de Língua Portuguesa e Matemática junto com atividades lúdicas
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
A rede municipal de Educação de Içara encerrou o ano letivo no último dia 14, mas já se organiza para as primeiras atividades de 2022. Em 4 de janeiro, as crianças inscritas iniciam a Colônia de Férias, um pouco diferente em relação aos anos anteriores. “Vamos desenvolver um projeto-piloto, chamado Içara Ensina Mais, no qual alunos dos anos iniciais do ensino fundamental receberão reforço escolar”, informa a secretária da pasta, Rose Reynaud.
Ao todo, 250 alunos do segundo ao quinto ano participarão de aulas de Língua Portuguesa e Matemática, junto com atividades lúdicas. “O objetivo é desenvolver o raciocínio lógico, com o reforço de Matemática, e melhorar a leitura e a escrita com o reforço de Língua Portuguesa”, detalha a gestora. As crianças que apresentaram defasagem na aprendizagem foram identificadas nos conselhos de classe realizados ao longo do ano. A partir desse diagnóstico, foram então convidadas a participar. “Nos surpreendemos positivamente com a adesão”, diz Rose.
A Colônia de Férias se estenderá até 28 de janeiro e ocorrerá na escola Quintino Rizzieri, que receberá também alunos das escolas Tranquillo Pissetti, Ignácio João Monteiro, Professora Maria Barcellos Puzisk, Lúcia De Lucca e Maria Arlete Bittencourt Lodetti no período matutino, além de alunos das escolas São Rafael, Theophilo Cassemiro Silveira, Hercílio Serafim, Ângelo Zanelatto, Paulo Rizzieri e José Fernandes Silveira no período da tarde.
Transporte e alimentação
Além do transporte de ida e volta entre as comunidades e a escola, as crianças contarão com o acompanhamento de professores da rede, que se inscreveram e participarão voluntariamente do projeto, e merenda recomendada por nutricionistas.
A partir do início do ano letivo, em fevereiro, o projeto de reforço escolar atenderá também os alunos dos anos finais do ensino fundamental. A forma de execução ainda está sendo avaliada.
Educação infantil
A Colônia de Férias deve envolver, no total, 500 crianças da rede municipal de Içara. As outras 250 estão na educação infantil e serão divididas em turmas conforme a faixa etária. As que tiverem até três anos de idade serão atendidas no Centro de Educação Infantil Zilda Arns, no bairro Primeiro de Maio. Já as crianças de quatro a cinco anos irão para o CEI Silvia Vieira Teixeira, no bairro Tereza Cristina.