Cotidiano | 03/01/2024 | 13:53
Colônia de Férias vai reunir 800 alunos içarenses em janeiro
Esta será a terceira vez que a iniciativa vai auxiliar os estudantes também do ensino fundamental
Redação | com informações da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Janeiro é tempo de descanso, mas também de bastante aprendizado para os alunos de Içara. E a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia já está nos preparativos finais para o início de mais uma Colônia de Férias. A iniciativa, estendida pelo terceiro ano consecutivo também para o ensino fundamental, vai começar na próxima segunda-feira, dia 8.
Durante o período, os estudantes inscritos participarão de atividades lúdicas que auxiliem, principalmente, a alfabetização. Saídas de campo em passeios culturais também estão programadas. Aproximadamente 800 jovens confirmaram presença na Colônia de Férias nesse ano.
“O período de férias é uma das épocas do ano mais esperada pelas crianças. Já para os responsáveis, algumas vezes, esse momento é motivo de preocupação, uma vez que nem sempre podem tirar férias junto com os filhos. A nossa proposta é proporcionar momentos de diversão e crescimento aos pequenos. Além de participar de atividades em grupo, as crianças podem trabalhar a socialização, o refinamento de habilidades criativas e estimulam hábitos saudáveis também na alimentação e nos cuidados básicos”, explica a gerente pedagógica Isabel Martins.
Os estudantes do ensino fundamental serão recebidos na Escola Quintino Rizzieri, no bairro Jardim Elizabete. Já a colônia do ensino infantil será realizada em três locais: nos Centros de Educação Infantil (CEIs) Padre Silvestre Junkes, Paraíso da Mamãe e Silvia Vieira Teixeira, nos bairros Vila Nova, Jardim Elizabete e Tereza Cristina.
“A maior parte dos alunos do fundamental foram encaminhados pela coordenação das escolas, para prepararem-se melhor para o ano letivo. São alunos que apresentaram uma defasagem de aprendizado em relação aos colegas de classe, se tratando, principalmente, de estrangeiros ou estudantes que vieram de outros municípios. Os encontros vão focar na alfabetização, mas sempre de maneira descontraída, já que o período de férias é para relaxar”, completa Isabel.
Em paralelo, a educação infantil vai trabalhar o tema De Norte a Sul eu vou viajar, pelo Brasil vou me encantar. Em cada semana, os estudantes vão conhecer mais sobre uma determinada região do país, aprendendo sobre as particularidades geográficas, o clima, a culinária e a cultura. O projeto acontece em período integral, sem prejudicar a rotina das famílias.
“Queremos proporcionar às crianças um ambiente seguro e acolhedor voltado ao desenvolvimento de suas potencialidades, por meio de atividades prazerosas, focadas no seu desenvolvimento”, pontua a coordenadora da Colônia de Férias da educação infantil, Mariane Gomes Monteiro.