Cotidiano | 08/02/2012 | 07:44
Columns para diferentes consoles
Juliano Gonçalves - juliano.goncalves@canalicara.com
Compartilhar:
Criado por Jay Geertsen originalmente para PC, a Sega comprou os direitos e lançou em 1990 para Game Gear, Mega Drive, entre outros consoles. Columns, assim como Tetris, garante boas horas de passatempo em um game sem grandes complicações.
Conteúdo relacionado:
Multimídia » Conferir galeria com imagens do game
Também conhecido como Jewels, o jogo é visivelmente um dos muitos derivados de Tetris porque envolve encaixar pedras com cores iguais para limpar a tela. Em Columns há três tipos de jóias que variam em suas cores e precisam ser colocados em sequências de três ou mais, horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente.
O verdadeiro truque é fazer combos com linhas em blocos para caírem nas linhas seguintes. Assim como o modo normal do jogo, há também o 'flash mode'. Nele é necessário remover um bloco em particular da base da pilha pré-formada das pedras. A dificuldade pode ser determinada aumentando o número de fileiras completas que já existem.
Como Tetris, as colunas caem cada vez mais rápidas a medida que o jogador progride. O objetivo do jogo é ficar o maior tempo possível antes que o poço se encha por completo com as jóias. Particularmente falando, a música da versão do Game Gear é infinitamente melhor que a versão do Mega Drive.
A versão do Game Gear tem diferenças peculiares. Na versão do Mega Drive apresenta música que soa mais como uma flauta. A decoração de fundo parece puxado para o cartoon, enquanto que na versão do Game Gear o fundo tem uma visão mais artística. Tem também uma opção para mudar as jóias por frutas, quadrados, dados, ou cartas (espada, copa, etc).