Cotidiano | 08/12/2022 | 11:57
Combate à mortalidade materna e infantil será intensificado em Içara
Comitê municipal terá nova composição, buscando mais efetividade e melhores resultados
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – apontam que, em 2020, Içara teve índice de 1,3% de mortalidade infantil (13,23 óbitos por mil nascidos vivos), contra 0,8% em 2019. Diante disso, a Administração Municipal decidiu tomar medidas para acompanhar esses números e reduzir a ocorrência de mortes de mães e bebês.
Entre elas, está a reformulação do Comitê Municipal de Prevenção do Óbito Materno, Infantil e Fetal. A nova composição visa dar mais efetividade na atuação do grupo, em busca de melhores resultados. Os membros serão nomeados por decreto, conforme o projeto de lei encaminhado pelo Executivo à Câmara e aprovado em regime de urgência nessa quarta-feira, dia 7.
Serão membros natos dois servidores da Vigilância Epidemiológica, entre eles, ao menos um enfermeiro. Entre os membros indicados, um enfermeiro e um médico do Hospital São Donato; um enfermeiro da Atenção Básica ou do Programa Saúde da Mulher, um ginecologista-obstetra e um médico da Atenção Básica da rede municipal de saúde.
Ainda serão convidados representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, do Conselho Tutelar ou Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.
O comitê fará o monitoramento da ocorrência dos óbitos matemos, infantis e fetais, identificando as circunstâncias e os determinantes da mortalidade e propondo medidas para a melhoria da qualidade da assistência à saúde para a redução da mortalidade. A antiga composição do grupo seguia as diretrizes de lei municipal de 2013.