logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 29/01/2009 | 14:59

Combate ao peso exige paciência

Kellen Rodrigues | Alfa Comunicação Empresarial

Compartilhar:

Má alimentação, distúrbios hormonais, questões emocionais. Vários são os fatores que podem levar uma pessoa à obesidade. Para tratar a doença que desencadeia uma série de problemas, é necessário, antes de tudo, identificar suas causas e ter consciência de que será necessária a mudança de hábitos. O tratamento exige paciência.

O tempo mínimo para a mudança de hábitos é de seis meses. A constatação é da psicóloga/psicanalista Ana Paula Varela, que atua na área de obesidade em conjunto com outras duas especialistas. "Nos tratamentos da obesidade, o foco é a mudança de comportamento", afirma. Para saber o que deve ser alterado, no entanto, é preciso identificar, com o auxílio de um nutricionista e de um endocrinologista, onde estão as dificuldades do paciente.

A nutricionista Carla Almeida explica que é preciso aprender a encontrar o ponto de equilíbrio nutricional. "Respeitando as preferências, mas aprendendo a fazer as escolhas alimentares de forma correta no limite de cada um", fala. A endocrinologista Marina Banks Leite lembra que é preciso estar atento, além das causas da obesidade, nas doenças que resultam dela, como diabetes, hipertensão arterial, dores articulares, apnéia, entre outras.