logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 22/06/2021 | 09:10

Comidas juninas: capriche no preparo e aproveite essas delícias de inverno

Confira os benefícios para a saúde de alguns alimentos típicos

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Pinhão, quentão, pipoca... Mesmo com a impossibilidade de realizar as tradicionais festas juninas, comidas e bebidas típicas dos festejos de São João têm presença garantida à mesa nesta época do ano. São preparações deliciosas e que também podem fazer bem à saúde. “Nenhum alimento é totalmente bom ou ruim, vai depender do preparo, da quantidade consumida e da frequência do consumo”, explica a nutricionista Alexsandra Medeiros.

“Comer às vezes um desses quitutes juninos não será um grande problema, mas se a pessoa tem preferência por algum deles e queira inclui-lo no cardápio, a dica é consumir o alimento mais natural possível ou enxugar a receita, como por exemplo, fazer uma cocada utilizando o xilitol ou um quentão sem álcool, utilizando o suco de uva integral”, indica.

“Como o amendoim é um alimento calórico, dê preferência em consumi-lo cru ou assado. Evite as preparações com açúcares, confeitos e chocolates, que além agregar mais calorias aos alimentos, são prejudiciais à saúde. No caso da pipoca, vale lembrar que o problema começa quando a quantidade de sal, óleo e outras coberturas são exagerados”, acrescenta a especialista.

Para o milho cozido, a sugestão é ter cuidado também com a adição de sal refinado e manteiga. O alimento pode ser salgado com uma pequena quantidade de sal rosa ou sal de ervas. Já os benefícios da canjica são preservados somente quando consumida pura, sem acrescentar grande quantidade açúcar, leite condensado e demais produtos que agregam valor calórico ao alimento e pouco valor nutricional.

Alexsandra ressalta que, por causa do álcool e do açúcar, um copo de 200 ml de quentão equivale, aproximadamente, a 400 calorias. Apesar de ser uma bebida deliciosa para o inverno, precisa ser consumida com cuidado e em pequenas quantidades. Confira a seguir os benefícios desses alimentos para a saúde.

AMENDOIM: Ao contrário do que muita gente pensa, o amendoim é uma leguminosa, ou seja, é da família do feijão e não das oleaginosas (castanhas, nozes, etc.) Ele é fonte de energia, rico em gorduras “do bem” (monoinsaturadas e poli-insaturadas) e não possui colesterol. Também é fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais, possui uma quantidade pequena de carboidrato. Uma colher de sopa de amendoim fornece quase 112 calorias, 9,8 gramas de gorduras, 5,2 gramas de proteínas e apenas 3,2 gramas de carboidratos.

PIPOCA: Na parte externa da pipoca tem antioxidantes e fibras, a polpa é composta por amido resistente, um carboidrato que tem a digestão mais lenta. Pela presença desse carboidrato, a pipoca é considerada um alimento que pode até ajudar no emagrecimento.

MILHO COZIDO: É um alimento fonte de carboidratos, mas também contém proteínas, fibras e gorduras boas. Possui precursores da vitamina A, como os betacarotenos, sendo importantíssimos protetores para visão e melhora da imunidade. Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, que estão envolvidas em vários processos metabólicos do corpo, como produção de energia, memória, concentração, disposição. O milho ainda é fonte de vitamina E, um poderoso antioxidante e por isso atua na prevenção de doenças, envelhecimento precoce e imunidade. As fibras desse alimento são excelentes para melhora intestinal e aumento da saciedade.

COCADA: O coco é uma fruta rica em gorduras boas e pobre em carboidratos, apresentando de maneira geral excelente teor de sais minerais, como potássio, sódio, fósforo, cloro e vitaminas como A, C e E, tendo como benefícios o fornecimento de energia, melhora do trânsito intestinal e fortalecimento do sistema imunológico. No caso da cocada, o valor nutritivo do coco não é ressaltado, perdendo boa parte dos nutrientes e das fibras.

CANJICA: A canjica é uma espécie de milho branco. Fonte de carboidratos, tem uma boa quantidade de ácido fólico, que é responsável pela formação das células do corpo, e pode prevenir doenças cardiovasculares, sendo importante ainda para a saúde do cérebro. A canjica também é rica em fibras contribuindo para a saúde intestinal e controle de saciedade.

QUENTÃO: Alguns dos ingredientes que são usados para o preparo desta bebida são ótimos para o organismo. O vinho tinto seco (base do quentão) possui substâncias importantes para a saúde como o resveratrol e bioflavonoides. O resveratrol retarda o envelhecimento, reduz o colesterol, previne certos tipos de câncer, diminui doenças inflamatórias e reduz a pressão arterial. O gengibre é outro ingrediente importante, pois possui ação anti-inflamatória e cicatrizante, ajudando também na digestão.

PINHÃO: Além de carboidratos, proteínas, gorduras e fibra alimentar, é fonte de cálcio, vitamina C, manganês, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco e sódio. Uma porção de 100 gramas contém valor energético de 174,4 quilocalorias, o equivalente a 9% da necessidade diária com base em uma dieta de 2 mil quilocalorias.