logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Lucas Lemos [Canal Içara]

Cotidiano | 08/11/2017 | 20:41

Comissão debaterá retificações em edital para vagas integrais

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

De 1,1 mil crianças atendidas com vagas integrais na educação infantil, a perspectiva é que pelo menos 800 vagas sejam mantidas em 2018. A dúvida é qual a demanda será atendida inicialmente pelo critério de renda per capita de um salário mínimo. Caso sobrem vagas, um novo edital ainda será lançado em dezembro. A construção do processo será realizada a partir de agora com a participação de uma comissão de pais. A deliberação foi tomada em reunião na Câmara Municipal nesta quarta-feira, dia 8.

"Não somos contra o edital, mas alguns pontos. Entendemos que é preciso ter critérios", coloca um dos pais, Tiago Ferreira Inácio. Entre os itens defendidos está a necessidade dos pais trabalharem para terem direito a vaga integral, mais prazo para o levantamento de todos os documentos e ainda a exclusão da renda. Além disso, no edital não estão previstos os financiamentos habitacionais, apenas o benefício para quem tem imóvel locado.

"Vai ter um momento em que não vamos ter como atender as crianças com a mesma qualidade que hoje. Os repasses não são suficientes. Foi assim que iniciamos as pesquisas", lembra a secretária municipal de Educação, Gerusa Bolsoni. "O Ministério Público gerou esta problemática ao exigir vaga para todas as crianças sob multa diária de R$ 1 mil por aluno. Nenhum gestor é insano em pagar este valor quando se tem regime para cumprir a lei, que é o parcial", contrapõe o procurador Walterney Ângelo Réus.

"Sabemos as necessidades dos pais e buscamos construir um encaminhamento positivo. Neste tempo que estivemos reunidos, avançamos, mas também teve bastante embate", coloca o vereador propositor da reunião, Israel Jorge Rabelo (PMDB). O primeiro encontro de trabalho da Secretaria de Educação com os pais acontecerá às 18h30 de sexta-feira, dia 10. Além das vagas integrais, a discussão será estendida à Colônia de Férias. "Vamos lutar pelo que a gente quer", pontua a mãe Tatiana Cardoso.