logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 29/12/2011 | 17:14 - atualizada às 17h20

Como lidar com a reprovação escolar?

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

O ano letivo chegou ao fim e nem todos os alunos conseguiram atingir a meta. Para os pais daqueles que repetirão o ano, fica a dúvida então: Como lidar com esta situação? Conforme a psicóloga Maria Isabel da Silva Custódio, o pior caminho é achar um responsável. "Este é o momento para analisar e não culpar alguém", acrescenta.

As punições não são muito eficazes. Afinal, ver os amigos de classe em uma nova etapa já se transforma em um castigo. "Estudar é responsabilidade do aluno. Cabe aos pais esclarecer a importância de cumprir com as suas responsabilidades. O melhor a ser feito no caso de repetência é orientar para que ele utilize o fato também como aprendizado", completa.

Outra dica aos pais é buscar uma proximidade maior sem invadir atribuições. Deve-se estimular a criação do estudante e não fazer as atividades por ele. As tarefas levadas para casa podem se transformar num período de lazer e união familiar. “Neste momento os pais têm a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento do filho, ajudando-o a conhecer suas qualidades e dificuldades”, observa.

“A escola acompanha a evolução dos estudantes. E, quando há um problema, a família é acionada. Isto geralmente não ocorre quando os responsáveis pelo estudante estão junto com ele no processo de aprendizado. Participar das reuniões e da entrega dos boletins de notas já é um começo”, alerta a especialista em Orientação Educacional, Adriana Frasson da Silva.

“É interessante para os pais o contato com a unidade de ensino, principalmente com os professores. Além de explicar as metodologias de ensino, eles são quem mais entendem do rendimento escolar. Esta atenção faz com principalmente as crianças sintam-se amparadas e seguras”, pontua a psicóloga Maria Isabel.