Cotidiano | 20/01/2009 | 19:58
Comunidade cria comissão do 24h
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Poucos veículos de comunicação estiveram presentes na coletiva de imprensa realizada na noite desta terça-feira, dia 20. Somente os jornais de Içara cobriram as explicações sobre o não funcionamento do Pronto-Socorro 24h em Vila Nova. Mesmo assim, o auditório da Cooperaliança teve mais de 50 lugares ocupados. A maioria eram servidores e integrantes de Associações de Moradores.
Acesse:
» Comunidade pede posto aberto 24h
» Posto 24h tem horário reduzido
Após quase duas horas de discussões, o resultado foi a criação de uma comissão. Dentro de um mês, os integrantes deste grupo deverão elaborar, junto com o prefeito Gentil Da Luz, um projeto técnico sobre as melhorias necessárias no prédio. Após o levantamento do recurso necessário para o funcionamento do 24h, serão buscadas verbas para a obra. E, a comunidade também está disposta a ajudar nos pequenos reparos.
Entre os problemas levantados pela atual administração municipal, estava a falta de estrutura no próprio prédio. As tomadas não eram compatíveis com os equipamentos, não foram colocados ventiladores, as portas estavam com problemas e nenhuma central de gás foi instalada.
“O projeto aprovado pela Vigilância Sanitária Estadual foi de uma reforma de um posto do Programa Saúde da Família (PSF). Em 18/12/2008, a unidade foi inaugurada como 24h, sem alvará sanitário”, explicou o secretário de Saúde, Fabrício Possamai. Segundo ele, para manter o pronto-socorro, seria necessário mais de R$ 44 mil por mês.
“O que nós queremos é que seja marcada uma reunião para levar uma proposta. Queremos discutir o que vai acontecer daqui para frente. Eu entendo que existem coisas erradas”, pronunciou o vereador André Jucoski, o Polakinho, em nome dos moradores da Vila Nova. Um encontro nos mesmos moldes deverá ser marcado com o prefeito Gentil Da Luz, junto com os vereadores.
- UNIDADES SEM ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO
O que acontece com a unidade de Vila Nova, em relação a falta de alvará, se repete em outros postos de saúde do município. E, mesmos assim os locais continuam fazendo o atendimento. O número de locais irregulares não foi divulgado pela secretaria de Saúde.
- SECRETÁRIO É CRITICADO POR NÃO COMAPARECER A ENCONTRO
Na última quinta-feira, dia 15, um encontro foi marcado na Vila Nova para a discussão sobre o 24h da comunidade. Porém, o secretário Fabrício Possamai não compareceu. Segundo ele, o celular estava sem carga e nada poderia ser feito, pois estava trafegando na BR-101. Além disso, declarou não ter recebido a notificação de nenhuma ligação dos organizadores do encontro.