Cotidiano | 09/12/2017 | 07:28
Comunidade no bairro Jardim América prepara protesto na SC-445
Especial do Jornal Gazeta
Compartilhar:
Não aconteceu. O protesto que programava fechar a Rodovia Paulino Búrigo (SC-445) na região do Loteamento Ana Eliza, no bairro Jardim América, não ocorreu devido à falta de participação popular no final da tarde de sexta-feira, dia 8. Mas os líderes do movimento dizem que a manifestação será mantida, inclusive com a possibilidade de bloqueio, sendo realizada possivelmente dentro de duas semanas.
“Optamos por adiar esta mobilização para um dia que tenha mais gente, que o pessoal do bairro esteja presente, para fazer algo realmente grande. Então, na próxima semana vamos conversar com a comunidade para que possamos marcar uma nova data e todos participarem”, afirma o líder comunitário, Amarildo Vargas. A reivindicação é pela mehoria no acesso ao bairro com a construção de um túnel, uma rótula ou até mesmo um trevo alemão.
“É muito difícil atravessar esta rodovia, o pessoal está sofrendo bastante. Estamos desde 2012 lutando por isso, mas até agora nada”, diz o morador. “Quando veio o projeto da revitalização da SC-445, a gente acreditou que receberíamos um trabalho deste tipo, porque já é algo antigo. Todo mundo é ciente da necessidade. Mas fomos ver o projeto da licitação e não tem nada, infelizmente”, lamenta.
Além da questão dos veículos, a situação é ainda mais difícil aos pedestres. “Os motoristas na SC-445 passam muito rápido e a gente sempre tem dificuldade para atravessar. Temos muito medo que cause algum acidente, pois possibilidade grande para isso há”, coloca a dona de casa Ester Silvestre. De acordo com o superintendente regional do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Lorival Pizzolo, todas as situações são analisadas, incluindo este pedido dos moradores da comunidade do Ana Elisa. Entretanto, é preciso decidir onde realmente há necessidade de alterações no projeto.