Cotidiano | 12/09/2022 | 10:08
Comunidades terapêuticas se habilitam a atender demandas do município
Cinco entidades responderam ao novo chamamento público aberto em Içara, cumprindo os requisitos exigidos
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
O novo chamamento público aberto em Içara para o credenciamento de comunidades terapêuticas está próximo de ser concluído. O certame recebeu ao todo cinco solicitações de entidades interessadas em acolher dependentes químicos encaminhados pelo município para tratamento voluntário e todas cumpriram os requisitos estabelecidos no edital.
Dessa forma, a Associação Terapêutica Missionaria Magnificat, o Centro de Tratamento de Adicções (Cetrad), o Centro de Reabilitação Humana Fazenda São Jorge 2, a Associação de Famílias Para Assistência ao Indivíduo Carente (Afassic) e Max Probst Neto Reabilitações foram habilitadas a prestar os serviços. O processo agora cumpre o prazo recursal, para que o resultado seja homologado.
Após a homologação, as entidades devem atender à demanda do município, de acordo com a parceria celebrada, oferecendo acolhimento em regime residencial e transitório para adolescentes e adultos, de ambos os sexos, com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, como álcool e drogas, que necessitam de afastamento do ambiente no qual se iniciou, desenvolveu ou se estabeleceu o vício. Pela diária, o município se dispõe a pagar R$ 50.
As vagas serão ocupadas conforme a disponibilidade, seguindo a regulação do sistema municipal. O ingresso ocorrerá de forma proporcional entre as entidades credenciadas, após avaliação do Ambulatório de Álcool e Outras Drogas de que as condições do paciente justificam a necessidade de acolhimento institucional, e qual entidade tem o perfil adequado para recebê-lo.