Cotidiano | 23/10/2018 | 08:28
Concurso estimula novas receitas com uso de mel na merenda escolar
Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Um bolo com base de batata doce crua ralada, além do mel e outros ingredientes saudáveis foi eleito a melhor receita do Concurso Cultural Gastronômico organizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara nesta segunda-feira, dia 22. A receita foi preparada pelas agentes de serviços gerais Terezinha de Fátima Pacheco dos Santos e Vanilda Mroczkoki Nunes, da Escola Municipal Quintino Rizzieri, vencedora de um forno elétrico para 41 litros.
O segundo lugar foi para a Escola José Fernandes, da comunidade de Sanga Funda. As merendeiras Alaides Rauber e Jucineia Espanhol prepararam cupcakes de ora-pro-nóbis. O prêmio, neste caso, foi um espremedor de frutas cítricas industrial. Um cupcake com sache de mel foi o escolhido então em terceiro lugar. A responsável pela receita foi a merendeira Rosane Monteiro, do Centro de Educação Infantil Alegria do Saber, ganhador de um bebedouro elétrico.
“Foram aceitas receitas tendo o mel como principal ingrediente e também outros produtos que pudessem ser incluídos na alimentação escolar, desde que não contivessem gordura hidrogenada, margarina, cremes vegetais, emulsificantes e que não fossem preparações fritas. Agradecemos a todos que se empenharam”, enaltece a nutricionista da Secretaria de Educação, Carolina Moricoi. A escolha dentre as 10 unidades da rede municipal participantes do concurso inicialmente integrante da programação da Agromel coube aos nutricionistas Marco Antonio da Silva, Fabiane Fabris e Mariele Ghedin da Silva.
“Esse evento poderia se destacar a nível nacional pela qualidade de alimentação escolar, pela alto valor nutricional do alimentos servidos aos alunos. São pratos que terão uma aceitação ótima nas escolas”, indica Fabiane. “Agradecemos aos diretores que receberam o edital, as nossas nutricionistas pela condução do concurso e as merendeiras, que todos os dias preparam as refeições das nossas crianças e adolescentes com tanto amor”, enfatiza a secretária de Educação Gerusa Bolsoni.